quinta-feira, 4 de março de 2010

"Por que Deixei de Falar em Línguas Estranhas?"

Prezado irmão, atendendo o convite feito na página, transcrevo de forma resumida um sermão que tenho pregado nas igrejas e que faz parte de um manual de estudos bíblicos feito por mim mesmo. Este assunto tem ajudado muitos irmãos. Eu o tenho usado para esclarecer alguns pentencostais que se tornam adventistas. Sou pregador adventista leigo, mas já fui pentencostal por 12 anos. Quando falo deste assunto falo por experiência própria, porque também já falei línguas estranhas. Coloco-me a disposição dos internautas para maiores esclarecimentos.
Jesus depois de ressuscitar antes de subir ao céu promete aos seus discípulos que seriam cheios do Espírito Santo – Atos cap. 1 vers 4 a 8.
O Espírito Santo tem parte decisiva na conversão dos pecadores, porque o pecador em seu estado natural separado de Deus forma a imagem de que Deus o evita a qualquer custo e o Espírito Santo revela ao pecador que apesar de seus feitos desagradarem a Deus, Deus o ama - Romanos cap. 5 ver. 5; faz com que reconheça que Jesus é o Senhor – I Coríntios cap. 12 ver. 3; leva o pecador a obedecer a Deus – Atos cap. 5 ver. 32. Sem a influência do Espírito Santo no coração do pecador, Êle nunca saberá que é pecador; nem que Jesus é o Seu salvador, ou que Deus o ama, e tampouco chegará a conhecer a verdade, ou a obedecê-la.
O Espírito Santo convence-nos do pecado e nos guia em toda a verdade – São João cap. 16 vers. 8 e 13.
O Espírito Santo foi prometido aos discípulos em toda a plenitude – Atos cap. 1 ver. 8 e em Atos cap. 2 vers. 1 à 13 vemos o cumprimento desta promessa.
Observem que o recebimento do Espírito Santo pelos discípulos não tinha como objetivo animar o culto, mas tinha um fim específico – a conversão das almas – Atos cap. 2 ver. 41.
Pedro cheio do Espírito Santo e em nome de Jesus pronunciou a cura do paralítico – Atos cap. 3 ver. 6, mas longe de se promover ou promover o nome de sua igreja, aproveitou a oportunidade para pregar o evangelho – Atos cap. 4 vers. 8 à 12 e até os magistrados perceberam de que Pedro havia estado com Jesus – verso 13.
Vejamos agora o que é e o que não é pentecoste.
1 – Pentecoste não é sinônimo de gritaria porque Deus não aprova gritaria – Efésios cap. 4 ver. 31.
2 – Pentecoste não é falar linguas estranhas, porque esta palavra não existe na bíblia em conexão com o Dom do Espírito Santo. Vejamos alguns detalhes.
Quando Jesus prometeu o Dom do Espírito Santo aos discípulos, êle não disse que eles falariam línguas estranhas, mas que:
Falariam novas línguas São Marcos cap. 16 ver. 17.
Ao receber o Espírito Santo o texto não diz que falaram línguas estranhas, mas que falaram noutras línguas – Atos cap. 2 ver. 4; falaram línguas – Atos cap. 10 ver. 46; falaram línguas – Atos cap. 19 ver. 6, e ao se referir ao Dom de Línguas, Paulo mencionou variedade de línguas – I Coríntios cap. 12 ver. 10. Porque nunca é mencionada a palavra estranha?
Em I Coríntios cap. 14 a palavra estranha na versão revista e corrigida simplificada de Almeida aparece em itálico demonstrando de que a palavra não existe no original (livro Segue-me pg. 130), mas foi adaptada e o termo correto é língua estrangeira.
O único lugar na bíblia em que o termo língua estranha aparece sem grifo e portanto sem adaptações, além de não haver conexão com o Espírito Santo, identifica como sendo povo cruel, os que falam língua estranha. Não verás mais aquele povo cruel, povo de fala tão profunda, que não se pode perceber, e de língua tão estranha que não se pode entender. Isaias cap. 33 ver. 19. Se observarmos o contexto perceberemos que no céu não haverá povo que fala língua estranha.
Então o que é pentecoste?
O nome pentecoste foi dado porque o derramamento do Espírito Santo aconteceu num dia de festa chamado de Pentecoste. Festa de Pentecostes ou Festa das Semanas, era realizada no fim da colheita de trigo, no terceiro mês ou Sivam (Junho), para comemorar a entrega da lei. Realizada 50 dias após a oferta do 1º molho da colheita Lv.23:15,16 e Dt. 16:09. Era chamada de
Festa da Colheita – Êxo. 23:16
Festa das Semanas – Êxo. 34:22
Dia das Primícias – Núm.28:26
Dia de Pentecoste – Ato.2:01.
O motivo de Deus ter escolhido um dia de festa para o derramamento do Espírito Santo se justifica pelo fato de haver grande concentração de pessoas na festa e o número de pessoas que haviam entendido o trabalho de salvação efetuado por Jesus através de Sua morte era bem pequeno, ou seja se resumia aos seus discípulos.
Os discípulos tiveram que falar línguas estrangeiras, porque era a única forma que o evangelho seria pregado a todos os presentes ao mesmo tempo; oportunidade única que Deus não poderia deixar de aproveitá-la, mas observem que os discípulos cheios do Espírito Santo não falaram línguas desconhecidas dos presentes, mas cada um os entendia na própria língua nativa.
Os discípulos falaram línguas desconhecidas aos judeus, mas conhecidas de: “Partos e medos, elamitas e os que habitam na Mesopotamia, e Judéia e Capadocia, Ponto e Asia. Frigia e Panfilia, Egito e partes da Libia, junto a Cirene, e forasteiros romanos, tanto judeus como prosélitos. Cretenses e árabes, todos os temos ouvido em nossas próprias linguas falar das grandezas de Deus”. Portanto não eram línguas de anjos e muito menos inintelegíveis aos ouvintes.
Para aqueles que supõem que I Cor. 14 se refere ao Dom de Línguas há uma série de contradições, pois alguns versos que vamos analisar parece afirmar exatamente o contrário.
Verso 9 – Vós deveis pronunciar palavras bem intelegíveis...
Verso 18 – Prefiro falar na igreja cinco palavras na minha própria inteligência,... do que dez mil palavras em língua desconhecida.
Verso 28 – Se na igreja todos falarem línguas estranhas, os infiéis não dirão que estais loucos?
Versos 27 e 28 – Se não houver intérprete, esteja calado na igreja...
Verso 33 – Deus não é Deus de confusão...
Verso 40 – Faça-se tudo com decencia e ordem...
Corintho era uma cidade portuária e os irmãos de diversos lugares diferentes e de línguas também diferentes se reuniam na igreja e todos queriam orar e pregar ao mesmo tempo, e era exatamente isto que acontecia e nada mais, por isto houve tanta repreensão por parte do apóstolo Paulo.
Contraste a oração de Elias com a dos profetas de Baal ( I Reis 18:28 e I Reis 8:37) e veja qual era mais barulhenta!
A voz de Deus é mansa e delicada I Reis 19:11-13.
Algumas considerações finais:
Porque em algumas igrejas pentecostais as pessoas costumam orar de costas para o púlpito? Há alguma semelhança com os adoradores do sol (Ezequiel cap. 8 vers. 16-18) que são adoradores de Baal – II Reis cap. 23:5 ; Deuteronômio cap. 4: ver. 19 e cap. 17 vers. 2 e 3 e que sem dúvida nenhuma são os modernos guardadores do Domingo (dia do sol). Seria uma mera coincidência? Porque Daniel preferia orar com o rosto virado para JeruSalém? Daniel cap. 6 ver. 10.
Como Deus poderia dar o seu espírito àqueles que serão consumidos? Isaias cap. 66 verso 17.
Como uma oração abominável resultaria em recebimento do Espírito Santo? Provérbios cap. 28 ver. 9.
Porque os espíritas falam línguas estranhas?
Porque católicos falam línguas estranhas?
Porque os tímidos não falam línguas estranhas?
Porque para se falar línguas estranhas depende de emoção forte?
Porque Estêvão não falou línguas estranhas?
Porque João Batista não falou línguas estranhas?
Porque Jesus não falou línguas estranhas?
Prezado leitor o objetivo desta série de estudos bíblicos é analizar todos os assuntos à luz da bíblia sagrada, e como estudante da bíblia eu creio em todos os dons espirituais na forma em que a bíblia os expõem, mas jamais posso concordar com manifestações contrárias a palavra de Deus. Quando vos disserem: Consultai os que teem espíritos familiares e os adivinhos, que chilreiam e murmuram entre os dentes; - não recorrerá um povo ao seu Deus? A favor dos vivos interrogar-se-ão os mortos?
À lei e ao testemunho! Se eles não falarem segundo esta palavra, nunca verão a alva.
Amém.

5 comentários:

  1. ta add ao meu blog... que Deus abençoe....

    ResponderExcluir
  2. Este comentario e definitivo,parabens!!!!!!!!

    ResponderExcluir
  3. Wenderson ola irmão eu inverso de Vc era adventista do 7 dia e não acreditava em nada sobre o falar em linguas,mas apos me converte e me arrepender dos meus pecados e lendo a Biblia sem interferencia ou pensamentos humanos entendir que o batismo com o Espirito Santo e para os nossos dias e que as linguas podem ser tanto Glossolalia como xenolalia leia At 2.39 e complementando as liguas se não fossem estranhas para que precisaria de interprete?,se não fosse estranha então Paulo diz que gostaria de falar uma lingua que todos entendesse em vez de falar uma que outros não entenda,lembrando que aqui ele não esta dizendo que não se deve deixar de falar em linguas aquele que e batizado com o Espirito Santo diferente do Batismo do Espirito Santo.?

    ResponderExcluir
  4. Quero parabeniza-lo pela corajem de revelar a todos sua posição, quero te dizer que não tenho base biblica para afirmar que quem não fala em outras línguas não tem o Espírito Santo, só quem tem a capacidade de convencer o homem
    Eu tenho o Espirito Santo ,falo em outras linguas e não deixarei de fazer isso porque alguem me diz que isdo é errado vc retrocedeu

    ResponderExcluir
  5. Faço parte da Igreja do Senhor Jesus Cristo.Não permitirei que a doutrina de uma instituição de as diretrizes de meu ministério corrieis bem quem vos impediu

    ResponderExcluir